DIP – Domingo da Igreja Perseguida
O DIP – Domingo da Igreja Perseguida – é um evento patrocinado pela Portas Abertas, que tem o objetivo de conscientizar a Igreja brasileira sobre a violação dos direitos de crença dos cristãos ao redor do mundo.
Nesse ano de 2014 o DIP (Domingo da Igreja Perseguida) tem como meta principal os nossos irmãos do continente africano.
Uma das maneiras mais eficazes de fortalecer a Igreja e expandir o evangelho é investir no treinamento e cuidado de pastores, evangelistas e líderes. Uma vez instruídos na Palavra de Deus, eles irão repassar esse conhecimento para a comunidade cristã local, encorajando outros a permanecer firmes na fé.
O Domingo da Igreja Perseguida (DIP) 2014 tem como objetivo principal apoiar os pastores e líderes africanos. Eles enfrentam muitos desafios ao evangelizar o povo, principalmente ao norte da África.
Entre as restrições sofridas por nossos irmãos estão torturas, aprisionamentos, interrogatórios, desemprego, exclusão da sociedade, expulsão do círculo familiar e até a morte.
Eles não são super heróis, são homens e mulheres como nós, que sentem medo e insegurança, mas vivem sua fé de forma tão intensa a ponto de encarrar a morte. Firmados nas palavras do apostolo Paulo que diz “Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação […] Tudo posso naquele que me fortalece. Filipenses 4.12-13. Eles consegue através do Espirito Santo e a devoção diária, terem a ousadia para florescer como diz o Salmo 92. 12 “Os justos floresceram como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano.” Veja o exemplos abaixo extraídos da revista Portas Abertas.
Samir* um cristão devoto e ousado do norte da África fala sobre uma ocasião em que a polícia fez uma inspeção em sua casa – parecia tratar-se de uma denúncia anônima. Samir foi obrigado a entregar seu laptop para averiguação. Ele conta:
“Sem uma explicação prévia eu fui detido pela polícia e levado de olhos vedados. Foi quando, ao ouvir gemidos, eu percebi que estava me encaminhando a uma “câmera de tortura”. Os oficiais me faziam perguntas como: Por que você é um cristão? Por que você é contra o islamismo? Mas Deus me dava as respostas certas a cada nova questão”.
“Sim, sou cristão. Provem que sou contra o islamismo”, ele respondia ousadamente. Por três dias seguidos, a polícia o manteve sem dormir, para desequilibrá-lo emocionalmente pela privação de sono e alimentação, além da violência física. Por outras vezes, Samir era obrigado a se despir para ser agredido com jatos de água fervendo. Por fim, o chefe de polícia apareceu e disse: Você pode ir mas nós vamos vigiá-lo”.
Apesar de sofrer de ansiedade, Samir continua servindo a Deus e florescendo como a palmeira (planta que tem um significado muito representativo para o povo marroquino). Ele viaja e faz visitas de encorajamento aos seus irmãos na fé.
*O nome verdadeiro foi alterado por motivos de segurança.
Como Samir muitos pastores estão presos e sendo torturados por causa da palavra de Deus.
Ao lermos os noticiários ficamos a perguntar: Os cristãos não são humanos? Porque tanta discriminação? O Senhor Jesus responde nosso questionamento em Mateus 10.22 “Todos odiarão vocês por minha causa, mas aquele que perseverar até o fim será salvo”.
Deus escolheu você para interceder e engajar na causa da igreja perseguida.
“Lembre-se dos que estão na prisão como se aprisionados com eles, dos que estão sendo maltratados, como se vocês mesmos estivessem sendo maltratados.” Hebreus 13.3.
Local: Assembleia de Deus Alvorada
Há dois anos a Igreja Assembleia de Deus do bairro Alvorada tem realizado o DIP com muito sucesso, este ano será dia 25 de Maio às 19h. Você é nosso convidado.
Keila Valadares