IMG_5284
A paciência de Raderlon, aliada à sua competência, fez dele um dos poucos luthiers do Brasil.

“Cromei”, “bastão”, “granulado da cola”, “pisto” e “Casa Manon”. Estas foram algumas das muitas expressões que ouvimos, na tarde da segunda-feira passada, em um ambiente muito arejado e de uma vista privilegiada, em Coronel Fabriciano. O espaço é o da “Casa do Luthier”, que tem como proprietário  jovem Raderlon, músico da Assembleia de Deus do bairro Giovannini, em Coronel Fabriciano.

Randerlon aprimorou-se  nas melhores escolas existentes no ramo no Brasil, em conserto de instrumentos e é, hoje, um dos três no interior mineiro que atua no ramo. Luthier é o profissional especializado na construção e no reparo de instrumentos de corda com caixa de ressonância, mas não daqueles dotados de teclado. Isto inclui o violão, violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, violas da gamba e todo tipo de guitarras (acústica, elétrica, clássica), alaúdes, archilaúdes, tiorbas, e bandolins.

IMG_5271
Com o amigo Edson, o Teco.

O interesse do profissional pelo tipo de serviço  nasceu de um um acidente ocorrido com o sax que sua mãe executava, quando ele ainda tinha 16 anos de idade. O adolescente, curioso, começou a manipular o instrumento, na tentativa de conserta-lo. A partir dai, Raderlon despertou-se para o ramo, muito artesanal e que requer dose elevada de paciência. “O que me apraz é satisfazer o cliente. É ver ele sair daqui com seu instrumento funcionando”, disse o luthier, minimizando a importância do fator dinheiro na sua prestação de serviço.

Raderlon já residiu na Inglaterra e, lá, seu endereço era exatamente  ao lado do de um Irlandês, que concertava instrumento de sopro. Nada mal para quem tinha a sina pelo tipo de atuação do brasileiro. Na sua volta ao Brasil, o músico decidiu, de vez, investir nos seus conhecimentos na área de luthieria. No país, cursou em escolas conceituadas. Dai em diante Raderlon vem se especializando a cada dia e, sempre que surge, não perde uma oportunidade sequer de incrementar suas informações referentes ao serviço que vem prestando para igrejas no Vale do Aço e outras entidades.

Há cerca de um ano, a oficina do luthier assembleiano vem funcionando a todo vapor. O moço dedica quase que 24 horas ao serviço. De domingo a domingo Raderlon está envolvido no reparo de instrumentos. A perfeição com que o faz é de admirar. Ele fez uma demonstração para nós de um tipo de ação empregada em determinados consertos, deixando-nos assustados com o nível de recuperação da peça, tornando-a no seu estado original de fábrica.

IMG_5272

A competência do luthier que visitamos, o habilitou a ingressar-se no seleto grupo de assistentes técnicos de marcas famosas como, por exemplo, Shelter, Jupiter, Michael e Vogga.

Para os músicos e maestros do Vale do Aço, que se deslocavam até praças como Belo Horizonte e São Paulo, por exemplo, agora ficou fácil e mais em conta reparar seus instrumentos. Além de se tratar de um profissional da região, é um servo de Deus que tem pautado, na sua empresa, pela honestidade, compromisso e transparência nos seus serviços.

IMG_5277

IMG_5285

ARTE (1)

1 COMENTÁRIO

  1. e ai jose?????ja vi esse filme, esqueceram de mim. o que esta acontecendo!!??? tomaram cha de sumiço? abraços fala com a larissa que tenho medo de sapo

Comments are closed.