
Na manhã deste domingo, 9, um experiente pastor da Assembleia de Deus do ministério Adão Araújo, com vasta experiência em promoção de eventos na denominação, comentou: Você viu o sucesso do seminário da escola bíblica dominical no Limoeiro,ontem?”.
O que este pastor disse possivelmente tenha sido repetido, na sua essência, por muitos dos que na tarde e noite deste sábado, 8, compareceram no seminário da escola bíblica dominical promovido na Assembleia de Deus do bairro Limoeiro, em Timóteo.
Ignorando o calor, diversos professores e interessados na atividade, por volta das 14h, estavam na nave do novo templo, naquele bairro, onde parte deles participaria, no espaço, somente da abertura do evento. Ali permaneceu apenas os professores do departamento adulto. Os do maternal/juniores, jovens e adolescentes, se deslocaram para outras dependências do templo, onde participaram de palestras relativas ao desempenho nas suas funções referentes às suas respectivas faixas etárias.

Para os professores de adultos ministrou o Pr. Eustáquio Lopes, que é superintendente da escola bíblica dominical na Assembleia de Deus do bairro Olaria. Eustáquio, que retornou recentemente dos Estados Unidos, onde residiu durante sete anos, disse da importância que se deve dar à participação dos adultos em suas classes. O superintendente, especializado em aconselhamento de casais, destacou que “o adulto gosta de se sentir importante” . Eustáquio alertou para a existência daqueles “que gostam de desafiar os professores”, os quais têm que ser tratados com muita cautela, pois “visam tumultuar a aula”, disse o pastor.

Para o departamento que reúne o maternal e juniores, falou a professora Sandra, auxiliada pela filha Sandriane. Sandra acumula grande experiência na área do ensino e é proprietária de uma escola infantil no bairro Ana Moura.
A professora dissertou sobre os cuidados que devem ser dispensados às crianças. De acordo com ela, os professores dessa faixa etária estão sempre sendo desafiados por novidades nos comportamentos dos seus alunos. Sandra deu exemplos vivenciados na sua carreira e, neste particular, contou com a colaboração de outras professoras ali presentes, que disseram sobre situações vividas, dando ênfase à veracidade das informações passadas pela professora Sandra.

Para os jovens e adolescentes ministrou a professora Maglene, do bairro Alvorada. Ela abordou a questão do modernismo que tem caracterizado o comportamento sobretudo dos adolescentes. Maglene defendeu, embasada em pressupostos científicos, que a atenção devida à esta faixa etária é um desafio, em especial em se tratando de igrejas. Por outro lado, a professora enumerou uma série de recursos que podem proporcionar êxito na tarefa dos professores de jovens e adolescentes. Para a educadora, não é preciso usar a linguagem do adolescente para ser entendido por ele. “Basta entende-la”, observou, ressaltando a importância que o professor deve destinar ao fato de “manter sua postura” como alguém interessado no aprendizado de sua classe.
Por volta das 16h30 a seminário teve seu encerramento, com os participantes sendo convidados para retornarem ao culto onde, oficialmente, o evento se encerraria.
Durante o culto, os professores participaram de louvor e gratidão a Deus e a Tia Sônia, coordenadora do seminário, agradeceu a todos pela participação. Pr. Izaque, desde o início das palestras permaneceu no local, participando ativamente dos trabalhos e apoiando a equipe que coordenou o evento. Outro que deu total apoio à iniciativa da equipe que elaborou o seminário, foi o Pb. Edvilson, superintendente da EBD na Assembleia de Deus do bairro Limoeiro.











