IMG_3220

A 1ª edição da EBOA – Escola Bíblica para Obreiros e Auxiliares – realizada na noite passada nas dependências do salão Berakhá, a poucos metros do templo da Assembleia de Deus do bairro Olaria, de fato, superou as expectativas dos seus organizadores. Cerca de 100 pessoas compareceram na aula inaugural desta atividade que, de acordo com o Pr. Juscelino, o responsável pela regional que idealizou o evento, terá periodicidade mensal, sempre com duas aulas, sobre um mesmo assunto, com professores diferentes.

IMG_3217
O Pb. Ronaldo ministrou a 1ª aula

Com uma abordagem direta e, de certa forma ousada, o Pb. Ronaldo Rodrigues e o Pr. Sebastião Lopes, ambos da sede, falaram a respeito de “Ética Ministerial”. O prazo de que eles dispuseram para tratarem do assunto foi curtíssimo e ficou claro que o que eles disseram soou apenas como uma introdução. O Pr. Juscelino, que atuou durante as palestras como um juiz cronometrando o tempo, foi implacável na observação do prazo concedido aos dois professores, cujas exposições foram intercaladas por um período dedicado a um lanche, um saboroso cachorro quente.

Entre os alunos, esteve o Pr. Adão Araújo, presidente da Assembleia de Deus de Timóteo, convenção da CGADB. O presidente  ficou atento aos detalhes das aulas e memorizou aquilo que ele deu a entender ter traduzido como falhas. Pr. Adão Araújo elogiou a iniciativa do Pr. Juscelino Soares, de estabelecer a EBOA, mas criticou a condução pedagógica do curso. Araújo sugeriu que na próxima EBOA haja divisão de turmas por ocupação ministerial e que sejam  formados grupos entre os alunos. O presidente justificou sua sugestão afirmando que não fica bem falar que um pastor age de certa forma com um professor de escola dominical “convertido há dois anos” ouvindo isso. Ele entende que esta revelação pode desestimular este professor, já que ele vai descobrir a fragilidade de um pastor. Outro aspecto que não agradou o presidente foi o que ele chamou de  “exemplos pessoais” que, no seu entender, deveriam ter sido substituídos por leitura de textos bíblicos.

IMG_3235
Pr. Sebastião ministrou a aula final.

No final, pouco antes do encerramento, a deputada Rosângela Reis chegou ao local, acompanhada de um assessor. A parlamentar vinha de uma reunião mantida em uma das salas do templo da Assembleia de Deus do bairro Olaria, onde foram acertados detalhes para criação do PROS – Partido Republicano da Ordem Social. Rosângela Reis fez uso da palavra, durante a qual alguns alunos se retiraram.

Nossa reportagem conversou com alguns participantes  sobre o que acharam do curso. Os ouvidos elogiaram a forma e o conteúdo das palestras mas foram unânimes em criticar a participação da deputada Rosângela Reis no final do curso, sugerindo que o tempo da sua fala deveria ter sido concedido aos professores para exporem suas matérias e reclamaram dizendo  que o rigor com relação aos professores para não ultrapassarem as 21h não foi imposto à parlamentar, que tentará a reeleição este ano.

IMG_3213
Pr. Heston deu abertura ao curso
IMG_3216
Pr. Juscelino foi implacável na observação do tempo dos professores.
IMG_3228
Pausa para o lanche
IMG_3237
Para Adão Araújo a próxima EBOA tem que ser diferente
IMG_3238
Os pastores Cláudio Izidório (esq.) regional do Cachoeira do Vale e Ranon, da Assembleia de Deus do Bairro dos Vieiras, participaram do curso e elogiaram sua realização.
IMG_3240
A participação da deputada Rosângela Reis, no final, irritou alguns alunos.

2 COMENTÁRIOS

  1. Primeiro quero parabenizar os pastores na iniciativa quanto a EBOA, sensacional, mas essa questão de Deputado(a) falar no evento em um ano político, acho que foi um erro, pois por ser um ano político a igreja, então vai ter que prestar muito atenção no que está fazendo para não estragar grandes eventos como a EBOA.

  2. Silas:
    Valendo-me de seu espaço, democrático que é,agradeço aos participantes da I edição da EBOA, com destaque para a regional de Cachoeira do Vale, sob comando do pastor Cláudio.Certo de não sermos perfeitos, orientamo-nos pelo princípio de transferência de conhecimentos e habilidades.
    Quero, ainda, que os participante incluam na apostila, no item A Integridade, o Líder e seu Ministério, as seguintes referências bíblicas:
    1.ética na condução da vida sexual: Gênesis 39:7-13
    2.ética no manejo dos bens materiais: Gênesis 31:38-42
    3. ética no uso do poder e da autoridade: joão 19:10,11.
    Caso algum leitor queira receber o material por email, poderá solicitá-lo pelo endereço: adla@ig.com.br
    Grato,
    Ronaldo Alvarenga

Comments are closed.