Os quatro dias de congresso dos jovens e adolescentes da Assembleia de Deus do Distrito de Melo Viana, em Coronel Fabriciano, não deixou a desejar em termos de organização, qualidade espiritual e criatividade, marca das promoções da denominação daquela regional.
No encerramento, por exemplo, uma explosão de louvor, provocada pela dupla André e Felipe, do Paraná, marcou o evento, que entrará para os anais históricos daqueles rapazes e moças que não pouparam esforços para dar ao congresso deles muito brilho, unção, poder, substantivos que conviveram com bastante charme, sublinhado pela performance das linhas arquitetônicas daquele templo, destruído, na década de 60, por populares enfurecidos com a presença dos “crentes” no local, segundo conta Pr. Adão Araújo, presidente das Assembleias de Deus de Timóteo e que, à época, congregava ali, servindo como diácono.

Os congressistas, que deslocaram dos seus lugares e se aproximaram do púlpito na hora em que a dupla se apresentava, vibravam como em um ginásio, ao som de músicas de domínio público, sucesso de André e Felipe. Um deles, a certa altura, brincou: “juízo, crente”, quando ouviu a multidão gritar “mais um, mais um, mais um…”
Em sua preleção, Eduardo Gonçalves, pastor no Rio de Janeiro, misturou pregador ungido, profundo conhecedor da bíblia com filósofo e pensador. Seus conselhos invocavam preceitos bíblicos e frases de efeito, além de concepções teóricas, coisa que soou muito bem para um público formado, na sua maioria, por estudantes. Um deles, sentado bem próximo ao púlpito, mesclava glórias a Deus com sorrisos de admiração com o que o pregador dizia, do tipo “este cara manja demais”.
Ubiracy Portilho, pastor regional do Melo Viana, se portou como aquele maestro que deixa sua orquestra tocar à vontade, confiando na capacidade dos seus músicos. Sem se levantar um minuto sequer, o religioso, homem que domina excelente português, reagiu com naturalidade à manifestação dos seus liderados que realizavam o congresso, diante de uma das mais requisitadas duplas gospel, no momento, em todo o Brasil, André e Felipe, que são irmãos, residem em Santa Catarina, de estilo pop sertanejo, indicada na primeira fase nas categorias “Revelação” e “Melhor Música” do Troféu Promessas.

