Um menino de 5 anos que passou mal e foi parar no pronto-socorro após engolir 40 chicletes virou assunto da revista científica ScienceDirect . O caso aconteceu em Ohio, nos Estados Unidos.
A mãe levou o filho ao hospital e disse que ele estava com desconforto abdominal e diarreia. Segundo ela, o mal-estar teria começado após o menino comer um pacote inteiro de guloseimas – 40 chicletes – até passar mal.
“O paciente mastigava um pedaço, depois engolia, depois mastigava outro pedaço e engolia até acabar todo o pacote de chiclete. A mãe do paciente ligada para o controle de envenenamento e foi orientada a ir ao pronto-socorro se o paciente desenvolversse dor abdominal”, diz um trecho do artigo.
Exame de imagem encontrou ‘bolo’ de 40 chicletes
A criança então foi observada a um exame de tomografia computadorizada de abdômen e pelve que “mostrou distensão gástrica com líquido e detritos”.
Eventos da AD Timóteo. Programe-se.
Em uma das radiografias foi percebida uma grande quantidade de goma de mascar. A massa preencheu cerca de 25% do estômago do menino.
O “bolo de chiclete” foi removido com o auxílio de um instrumento chamado esofagoscópio, que passa pela garganta até chegar no sistema digestivo. A criança recebeu alta no segundo dia de interação e se recuperou bem do susto.
REDAÇÃO ND, FLORIANÓPOLIS