Geral

Mattel lança Barbie com transtorno do espectro autista

Publicado

no

Reprodução/Instagram/@mattel
Compartilhe esta publicação
Me siga no Instagram. Clique na imagem.

A Mattel anunciou nesta segunda-feira (12) a primeira Barbie com autismo. O lançamento é uma parceria com a Asan (Autistic Self Advocacy Network) e foram mais de 18 meses de desenvolvimento até chegarem na versão final da nova boneca que tem o objetivo de ampliar a linha de bonecas voltadas à inclusão, como: a Barbie com síndrome de Down e a Barbie cadeirante.

Segundo Noor Pervez, que é o gerente de engajamento comunitário da Asan e trabalhou junto com a Mattel no processo de desenvolvimento da Barbie, “o autismo não tem uma única aparência”, mas, para ele, é possível abordar as características de como o autismo se expressa. 

Por isso, alguns dos diferenciais da boneca são: a adição de um fone de ouvido, muito usado por autistas para o cancelamento de ruído diminuindo, portanto, a sobrecarga sensorial; as roupas “sensíveis” ao toque para reduzir o contato com a pele e um olhar desfocado, pensando nos autistas que evitam o contato visual direto.

Fique por dentro da AD Timóteo. Clique na imagem acima e entre no grupo.

Colin Killick, diretor-executivo da Asan, declarou “como membros orgulhosos da comunidade autista, nossa equipe ficou entusiasmada em ajudar a criar a primeira Barbie autista”. Para ele, é imprescindível que os jovens autistas possam se ver representados de forma “autêntica e positiva” e por isso a expansão da linha de Barbies que busca a inclusão e a diversidade

Por Júlia Lara/Jovem Pan

Mais lidas

Sair da versão mobile