Notícias

Fabriciano realizará plantio de mudas de árvores na APA Biquinha

Publicado

no

Compartilhe esta publicação

por Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Fabriciano realizará o plantio de mudas de árvores na Área de Preservação Ambiental (APA) Biquinha, no Belvedere. O local foi atingido pelas queimadas nos últimos meses. A atividade acontecerá, nesta sexta-feira (27), a partir das 9h, na entrada da APA Biquinha. Também haverá distribuição de panfletos educativos. O evento é aberto ao público.

 O diretor da seção de Meio Ambiente da Prefeitura, Fabiano Silva, destaca a importância da iniciativa. “Queremos chamar a atenção da população quanto a preservação das florestas, a escassez hídrica na região e os impactos ambientais causados pelas queimadas”, explica.

 A iniciativa é da Secretaria de Ordenação Urbana da Prefeitura com apoio da Organização Não Governamental (ONG) Amigos da Biquinha e parceria da ArcelorMittal, Trail Club, Jipe Club, Polícia Ambiental, 58° Batalhão de Polícia e Corpo de Bombeiro.

 Queimadas

Nos últimos meses, as cidades do Vale do Aço registraram diversas queimadas. Em Fabriciano, o fogo atingiu as Áreas de Proteção Ambiental (APA) da Biquinha e do Cocais e mais de doze bairros. Entre eles Belvedere, Recanto Verde, Horto Baratinha, Nova Tijuca, Sílvio Pereira II, Caladinhos, Morada do Vale, Amaro Lanari, Aparecida do Norte e JK.

 

As queimadas causam um grande impacto para o meio ambiente. “A destruição das Áreas de Proteção Ambiental e de Áreas de Preservação Permanente, topos de morro e outros, ocasionam perdas de maciços florestais, fauna, poluem o ar e causam danos irreparáveis. Por isso, estamos reforçando o alerta à população sobre a prevenção das queimadas”, ressalta Fabiano Silva.

 

Incêndios controlados

Os proprietários de terreno que queiram realizar queimadas controladas deverão procurar o Instituto Estadual de Florestas (IEF) para obtenção de licença e orientações. Já os proprietários de lotes em áreas urbanas deverão, após a limpeza do imóvel, destinar o material para locais adequados. “Vale lembrar que as queimadas, sejam propositais ou acidentais, são passíveis de punição, cabendo ao infrator a reparação do dano causado”, alerta Fabiano Silva.

 

Combate a incêndios

Em caso de focos de incêndio, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Casos de denúncia podem ser feitas na Defesa Civil da Prefeitura de Fabriciano, pelo telefone 199, ou no Disque Denúncia 181.

 

Mais lidas

Sair da versão mobile