Numa rara oportunidade de estarem todos juntos, os filhos louvaram a Deus pela vida do pai.
Tempo instável, chuva à vista. Esta condição meteorológica, desfavorável a certos tipos de eventos, não impediu que amigos e fiéis da Assembleia de Deus do bairro João XXIII, sob a direção do pastor Edson dos Santos, fossem à casa do irmão Adão Prudêncio, no bairro Coqueiro, em Timóteo, onde se juntaram aos seus familiares em um culto em ação de graças pela sua vida, que tem sido um livro aberto, recheado de exemplos de cidadania e fidelidade a Deus.
Vídeo: Pai e filhos louvam a Deus.
Setembro começava e a primavera de alegria pela superação de momentos dolorosos na saúde do patriarca brotou e vicejou no coração daqueles filhos, na forma de celebração e gratidão a Deus por tudo que tem feito na vida deste homem.
Vídeo: O que disse irmão Adão Prudêncio.
O culto, realizado em frente ao imóvel onde reside parte da família, foi organizado pelos filhos, numa rara oportunidade de estarem todos juntos, incluindo a Rute, que mora na Espanha, e Carlos César, residente em Santa Catarina, de onde veio acompanhado da esposa e filha.
O culto foi em frente à residência do irmão Adão Prudêncio, no bairro Coqueiro.
Irmão Adão Prudêncio é um dos autênticos pioneiros da Assembleia de Deus em Timóteo e sua extensa folha de serviços prestados a este ministério foi concebida com têmpera de aço e não se oxida com os dias. Muitos dos templos erguidos neste Ministério têm as mãos e o talento do pedreiro Adão Prudêncio, que prestava sua colaboração sem se preocupar com a visibilidade que, eventualmente, este gesto pudesse gerar.
A caminhada cristã deste homem, sem nódoa, qualquer tipo de escândalo ou atitude que o coloque em contraste com sua privilegiada condição de servo de Deus, não começou em Timóteo. Adão Prudêncio já serviu a Deus em Coronel Fabriciano e foi recepcionista (à época, porteiro) de uma congregação no bairro Caladinho, pertencente ao Ministério daquele município.
Irmão Adão Prudêncio, de 87 anos, tem as marcas de um desbravador autêntico, não como daqueles que assim se autointitulam, autores de iniciativas visando ganhos e ascensões ministeriais. Estas marcas estão esculpidas como mármore em sua história, a favor do Reino de Deus. São silenciosas na sua propagação, mas altissonantes na trajetória que o descreve como servo abnegado e zeloso pela obra de Deus.
Nertinho, que concorre no Festival Gospel de Timóteo 2023, é genro do irmão Adão.
Cantora Karen Luisy, morando atualmente em Santa Catarina, é neta do irmão Adão.
Em Timóteo, em cujo Ministério ingressou-se logo após a vinda, para a região, do pastor Adão Araújo, com o advento da emancipação do campo de Timóteo (Acesita), irmão Adão chegou a fazer parte do quadro de regentes do coral “Vencedores com Cristo”, na época em que a denominação não estava presente em muitos bairros da cidade, como hoje.
O tempo escoou e, hoje, Adão Prudêncio não tem, mais, o vigor físico daqueles dias áureos! Porém, seus passos continuam na mesma direção, sem desanimar, seguindo a Cristo. Se não está com a saúde como dantes, seus passos não estão trôpegos. O caminho que ele escolheu, e no qual ensinou os filhos andarem, é o mesmo! Modinhas não o encantaram e “evoluções” não o embebedaram. Continua prudente e sendo o mesmo Adão.
De suas recordações faz parte, por exemplo, o tempo em que congregava na cidade de Coronel Fabriciano. Numa conversa em família, irmão Adão se reportou a este período. “Ele lembra quando pastor Pimentel dividiu o Campo Ministerial de Ipatinga; ele passou pro pastor Antônio Rosa e Timóteo (na época, Acesita) passou para o Pastor Adão”, contou uma das filhas.
Sirlene, regente do coral do círculo de oração da AD do Alegre, é filha do irmão Adão Prudêncio.
Vídeo: Sirlene, filha do irmão Adão Prudêncio, regendo o círculo de oração da AD do Alegre, no dia da festa da organização, em maio deste ano.
Eventos da AD Timóteo. Programe-se.
Há anos lutando contra uma enfermidade, não larga sua rede! “Há 17 anos meu pai luta contra um câncer e, há três meses, foi preciso fazer uma cirurgia delicada, recuperando muito bem, surpreendendo os médicos até por sua idade avançada e anos de tratamento”, contou Mirian, outra de suas filhas.
Vídeo: Nertinho, com uma das músicas que apresentará no Festival Gospel de Timóteo 2023.
A dor das incertezas e desconforto, causadas pela realidade de uma saúde torpedeada, foi agravada, em 2017, pela perda da esposa. “Pai é viúvo há 6 anos. Na época que a esposa faleceu ficou muito triste e, agora, a alegria e a vontade de viver foi retomada com força ao lado dos filhos que muito tem feito pra cuidar dele”, declarou Mirian.
Vídeo: coral da AD do João XXIII.
Os ensinamentos do pai Adão Prudêncio têm sido norte para os filhos e sua vocação musical foi compartilhada na família. “Eu tenho orgulho de ter herdado do meu pai o dom na área da música”, exultou Sirlene, regente do círculo de oração da Assembleia de Deus do bairro Alegre.
Coral da AD do João XXIII.
Nora do irmão Adão Prudêncio.
Sentado a poucos metros do dirigente, durante o culto, irmão Adão Prudêncio esteve atento a tudo e, em algumas oportunidades, não economizou gargalhadas, na expressão máxima do contentamento de ver, em sua casa, aquele povo que, ali, foi compartilhar consigo a alegria decorrente das vitórias que tem alcançado. Um dos fiéis relatou que o anfitrião se surpreendeu com sua presença, dizendo que não estava acreditando no que via!
Vídeo: Participação da Neta, Karen Luisy.
Gratidão não falta a este servo de Deus, sentimento que sugeriu à neta, cantora Karen Luisy, como peça fundamental para incrementar sua relação com Deus. “Se eu, com 87 anos, pudesse te dar um conselho, eu diria pra você: viva sua vida sendo grata a Deus”, teria dito o avô à neta famosa.
Os filhos, na noite do sábado, puderam viver a sensação dos tempos em que eram embalados no colo daquele pai. Estavam todos ali, exceto as irmãs Irene e Júlia, falecidas, respectivamente, em fevereiro de 2001 e setembro de 2004. A estas duas faltas, somava-se a da mãe que, também, está na eternidade. Lembranças que partem o coração! Mas o sábado, 2 de setembro, será outra das muitas recordações que povoam os corações dos filhos e do irmão Adão, um pedreiro que soube construir sua casa espiritual.
Vídeo: Todos puderam louvar a Deus.
Resistindo às intempéries e saltando obstáculos, a vida deste guerreiro ergue um monumento à persistência e fé em Deus, sublinhadas pela gratidão de um pai que tem, entre os exemplos de vida, a gratidão como ingrediente que lhe adoça a vida, mesmo que não sejam tão melados os dias vividos! Se ao longo da existência não tem sido hóspede de palácios e destinatário de tantas bajulações, comuns aos poderosos, este homem, ao olhar pelo retrovisor da vida que construiu, pode avistar milagres e muitas bênçãos, lhe concedidos por Jesus Cristo.
Vídeo: Pastor Edson, responsável pela AD do João XXIII, cantou com a mãe, irmã Mariana.
Os fiéis da AD do João XXIII, liderados pelo pastor Edson dos Santos, louvaram a Deus e se alegraram com a família, num gesto de simpatia, amor e reconhecimento à sábia decisão dos filhos do irmão Adão em reunirem-se numa noite de sábado para demonstrarem a Deus gratidão pela vida do pai.