Entre os candidatos do Vale do Aço que disputaram uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, apenas Rosângela Reis (PROS) e Celinho do Sintrocell (PCdoB) foram reeleitos. Com 58.725 votos, Rosângela Reis, em 2015, assume seu terceiro mandato.
Já Celinho do Sinttrocel, em 2015, inicia o segundo mandato
Perfil
Celinho do Sinttrocel (PCdoB)
Nome Completo: José Célio de Alvarenga
Data de nascimento: 19/7/1960
Local de nascimento: Timóteo (MG)
Profissão: Dirigente sindical
Número: 65112
Coligação: PCdoB
Reeleito, assume em 2015 o segundo mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Na 17ª Legislatura, exerce a vice-presidência da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas e é membro efetivo da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social. Foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Coronel Fabriciano (Sinttrocel) e diretor social da Associação Gestora de Benefícios Sociais dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Astromig). Suas principais regiõe
s de atuação política são Vale do Aço e Central. Candidatou-se pela primeira vez a uma vaga na Assembleia Legislativa em 2006, pelo PDT. Em 2008, foi candidato a prefeito de Coronel Fabriciano. Foi eleito com um total de 36.344 votos.
Rosângela Reis (PROS)
Nome Completo: Rosângela de Oliveira Campos Reis
Data de nascimento: 18/04/1963
Local de nascimento: Mesquita (MG)
Profissão: Professora, orientadora e supervisora escolar
Número: 90151
Coligação: Minas Para Todos
Reeleita, Rosângela Reis assume em 2015 seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde ingressou em 2007. É graduada em Pedagogia e pós-graduada em Didática. Foi professora do ensino fundamental da rede pública, orientadora e supervisora escolar por 14 anos. A principal região de atuação política é o Vale do Rio Doce, onde começou sua carreira política em 2000, quando elegeu-se vereadora em Ipatinga (Vale do Aço), sendo reeleita em 2004. Em seu segundo mandato, exerceu o cargo de vice-presidente da Câmara Municipal (2005-2006). Desde 1997, mantém o projeto social “Associação Ação Social pela Vida”, que desenvolve programas voltados para a melhoria da qualidade de vida e que já atenderam mais de 100 mil pessoas na região. Rosângela Reis foi presidente da Comissão de Trabalho, da Previdência e da Ação Social e vice-presidente da Comissão Especial da Violência contra a Mulher. Foi eleita com um total de 58.725 votos. –
Relação dos demais vitoriosos (Deputados Estaduais)
Paulo Guedes (PT) Elismar Prado (PT) Marília Campos (PT) Durval Ângelo (PT) Rogério Correia (PT) Ulysses Gomes (PT) Paulo Lamac (PT) Dr. Jean Freire (PT) Cristiano Silveira (PT) André Quintão (PT) João Magalhães (PMDB) Sávio Souza Cruz (PMDB) Adalclever Lopes (PMDB) Cleise Laviola (PMDB) Ivair Noguera (PMDB) Tadeuzinho (PMDB) Iran Barbosa (PMDB) Pastor Vanderlei Miranda (PMDB) Cabo Julio (PMDB) Gilberto Abramo (PRB) Carlos Henrique (PRB)
Gil Pereira (PP) Neilando Pimenta (PP) Felipe Attiê (PP) Dr. Wilson Batista (PSD) Cássio Soares (PSD) Duarte (PSD) Fábio Cherem (PSD) Dalmo Ribeiro (PSDB) Antônio Carlos Arantes (PSDB) Mourão (PSDB) JOão Vitor Xavier (PSDB) Gustavo Valadares (PSDB) Luiz Humberto Carneiro (PSDB) JOão Leite (PSDB) Tito Torres (PSDB) Lafayette Andrada (PSDB) Antonio Jorge (PPS) Thiago Cota (PPS) Fábio Tolentino (PPS) Ione Pinheiro (DEM) Gustavo Correa (DEM)
Sargento Rodrigues (PDT) Alencar da Silveira Jr. (PDT) Nozinho (PDT) Carlos Pimenta (PDT) TIago Ulisses (PV) Dr. Hely (PV) Agostinho Patrus Filho (PV) Inácio Franco (PV)
Baulio Braz (PTB) Arlen Santiago (PTB) Dilzon Melo (PTB) Missionário Marcio SantiagO (PTB)
O ex-prefeito de Belo Horizonte e ex-ministro do Desenvolvimento no governo Dilma, Fernando Pimentel (PT), foi eleito no primeiro turno neste domingo para o governo de Minas Gerais, com 52,84% (5.158.905) dos votos.
Com 96,69% das urnas apuradas, a vitória de Pimentel interrompe um ciclo histórico de mais de 12 anos de governo do PSDB em Minas Gerais. O tucano Pimenta da Veiga, segundo colocado, teve 42,01% dos votos válidos.
Em terceiro lugar ficou o ex-prefeito de Juiz de Fora, Tarcísio Delgado (PSB), com 3,92%. Fidélis (PSOL), Professor Túlio (PCB), Eduardo Ferreira (PSDC), e Cleide Donária (PCO), têm, respectivamente, 0,66%; 0,26%; 0,23%; 0,07%.
Antonio Anastasia é eleito senador por Minas Gerais
O ex-governador de Minas, Antonio Anastasia, foi eleito, o novo senador representante do Estado no Congresso Nacional. Josué Alencar, do PMDB, terminou em segundo lugar na disputa.
Anastasia foi vice-governador de Aécio Neves durante o segundo mandato do atual presidenciável tucano. Em 2010, ele assumiu o comando do Palácio Tiradentes e acabou sendo reeleito em 2010 com 6.275.520 de votos, o que representa 62,72% dos votos válidos do segundo maior colégio eleitoral do país.
Professor da Escola de Direito da UFMG e mestre em Direito administrativo, Antonio Anastasia tem 53 anos. Em 2003, assumiu a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. Ele tem como suplentes seu ex-secretário de Gestão Metropolitana e Saúde, Alexandre Silveira (PSD), de 44 anos, e o deputado federal Lael Varella (DEM).