Solidariedade, trabalho em equipe e o Jeito de Cuidar Unimed marcaram mais uma edição da Campanha de Inverno promovida pela Unimed Vale do Aço, Unimag e Hospital Metropolitano Vale do Aço. Em 2025, a iniciativa o formato de gincana, com o tema Cooperação do Bem, incentivando os colaboradores das três instituições a formarem vezes para arrecadar caixas de leite integral.
Ao todo, foram arrecadadas 2.166 unidades de leite, que já foram destinadas a 10 instituições socioassistenciais da região, beneficiando cerca de 358 pessoas, entre crianças, adolescentes e idosos atendidos por esses projetos sociais.
O formato de gincana, adotado nos últimos anos, mais uma vez garantiu o engajamento das equipes. A disputa saudável entre os tempos mobilizou diferentes setores e trouxe um clima de integração e solidariedade. A equipe campeã desta edição, composta por colaboradores da Unimed Vale do Aço, arrecadou sozinha 768 caixas de leite, um resultado que reforça o espírito cooperativo presente na cultura da cooperativa.
Uma tradição de solidariedade
Todos os anos, por meio da área de Responsabilidade Social, a Unimed Vale do Aço realiza uma Campanha de Inverno com foco em atender comunidades em situação de vulnerabilidade. Nas edições anteriores, as doações incluíam roupas, cobertores, produtos de higiene, limpeza e, mais recentemente, o leite integral, um alimento essencial, principalmente para o público atendido pelas instituições beneficiadas.
Além de ser uma ação solidária, a campanha reforça o compromisso da Unimed com os princípios do cooperativismo, especialmente o 7º princípio: Interesse pela Comunidade, além de contribuir diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como os ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), 10 (Redução das Desigualdades) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).
Jeito de Cuidar que transforma
Para Kátia Brito, analista de Responsabilidade Social da Unimed Vale do Aço, ações como a Cooperação do Bem traduzem, na prática, os valores e o compromisso da cooperativa. “A nossa campanha de inverno vai além da arrecadação. Ela desperta o senso de responsabilidade social em cada colaborador e reforça o nosso Jeito de Cuidar, que não se limita às unidades de atendimento, mas alcança a comunidade e transforma realidades. O engajamento dos tempos foi emocionante e mais uma vez mostramos que juntos podemos fazer a diferença”, destaca.
Com mais uma edição de sucesso, a Campanha de Inverno 2025 reafirma o compromisso da Unimed Vale do Aço, Unimag e Hospital Metropolitano Vale do Aço com o cuidado ampliado e com a construção de uma sociedade mais justa e solidária.