O asteroide 6037 (1988 EG), com tamanho estimado em 9 campos de futebol, vai passar bem pertinho da terra no próximo dia 23 de agosto, por volta das 8 horas da manhã.
Considerado “potencialmente perigoso” pelas entidades científicas internacionais, o asteroide pode assustar muitos desavisados, mas essa classificação não significa muita coisa.
Em níveis espaciais, ele estará a seis milhões de quilômetros de distância do nosso planeta. Para nós, essa é uma distância inimaginável, mas, quando pensamos em níveis galácticos, é bem pertinho.
Além disso, por ele ser enorme, isso aumenta os riscos. A chance de ele entrar em contato com a atmosfera terrestre é ínfima, mas é importante que os cientistas estejam atentos para sua passagem.
O diâmetro estimado do asteroide é de 960 metros, ou seja, quase um quilômetro de rocha espacial passando pela órbita do nosso planeta.
É justamente essa questão de escala que torna o asteroide 6037 (1988 EG) potencialmente perigoso para o nosso planeta. Mas não, não estamos vivendo o filme “Não Olhe Para Cima”.
O mais provável é que em 23 anos um asteroide chamado 2023 DW, que apresenta cerca de 50 metros de diâmetro, entre em colisão com a Terra. E a chance de que ele atinja a terra são de um para 625, segundo a Agência Espacial Europeia. Por isso, não adianta nem chamar: o meteoro não vem aí.
Revista Fórum