Os estudantes-atletas de Timóteo estão participando da etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais Paralímpico em Ipatinga, que se encerra nesta sexta-feira. A competição reúne mais de 450 participantes nas modalidades de atletismo, bocha, goalball, natação, parabadminton e tênis de mesa. Integrantes da Associação de Deficientes Visuais de Timóteo e Amigos (ADEVITA) e do Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa (CREIA), os atletas timotenses conquistaram medalhas de ouro no atletismo e de prata no goalball. O Centro de Referência de Educação Inclusiva Ativa é vinculado à Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo.
Luiz Ricardo Souza Ribeiro (cego), da Escola Estadual Antônio Silva, e Edson de Oliveira do Espírito Santo Júnior (baixa visão), da Escola Estadual Hilda Zauza, participaram da competição de goalball, ficando em segundo lugar, e foram selecionados para integrar o time da seleção mineira de goalball. Já Cauã Ferdinand dos Santos Moreira Dias (surdo), da Escola Estadual Ana Letro Staacks, participou do atletismo, competindo nas provas de lançamento de dardo, corrida de 75 metros rasos e salto à distância. Seu desempenho foi primordial para levar duas medalhas de ouro, sendo uma nos 75 metros e a outro no salto à distância.
A delegação de Timóteo tem como técnica Lucinete Ferreira Silva, professora do ADEVITA/CREIA, que aponta a importância da participação no JEMG, pois possibilita a identificação de novos talentos esportivos e seleciona os representantes do estado para as competições nacionais: Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares. “Além disso, participar dos jogos promove a autoestima e a qualidade de vida dessas pessoas com deficiência, provando para elas que são capazes de vencerem os seus medos e limites”, salienta a técnica.
Eventos da AD Timóteo. Programe-se.
Em agosto, o time da ADEVITA de goalball estará participando da Taça Minas de Goallbal, evento que acontecerá na cidade de Uberlândia/ MG.