Com sede no leste mineiro, a Assembleia de Deus, ministério de Timóteo, é uma das denominações na lista das maiores do município, com templos espalhados na maioria dos seus bairros.
Uma destas congregações, ligada à regional da AD Alvorada, a do bairro Garapa, completou, no último dia 17 de outubro, 10 anos de fundação.
A inauguração ocorreu nesta data, em 2014, numa tarde de domingo (17) e teve como primeiro dirigente o então presbítero Welerson Lagares, que assumiu o posto logo após o ato inaugural.
Vídeo: Assista ao ato de inauguração, registrado pelo Blog do Silas.
A abertura da igreja no Garapa aconteceu cerca de 20 anos depois da última tentativa do ministério em implantar, naquele bairro, uma congregação da Assembleia de Deus.
Segundo informações apuradas por nós, esta tentativa contou com o empenho de pastores como, por exemplo, José Gonçalves Ferreira, Gentil Martins de Moura, ambos falecidos, e Carmo Matias Gonçalves, atual presidente da AD Timóteo.
Numa análise rápida, pastor Carmo Matias não soube precisar os motivos pelos quais uma congregação no bairro Garapa não vingou até àquela data.
Eventos da AD Timóteo. Programe-se.
O então presbítero Welerson Lagares e a esposa recebem oração, sendo confirmados para a direção da nova unidade da AD Timóteo, Ministério identificado, à época, como Adão Araújo.
De acordo com Matias, ouvido por nós em 2014, 22 pessoas que congregavam na Assembleia de Deus do bairro Alvorada tinham residência fixada no Garapa. A partir dai, com a soma de mais dois, ele estimou que a unidade começaria a funcionar com cerca de 24 membros.
Presbítero Ronaldo também faz parte da história da AD Garapa, como sendo seu segundo dirigente, desde que foi fundada.
Pastor Élio, na foto acompanhado da esposa, a diaconisa Márcia, é o atual dirigente da AD Garapa, sucessor do presbítero Ronaldo, na imagem acima.
Numa cerimônia simples, marcada por louvores, executados no estilo congregacional e por alguns solos como, por exemplo, da cantora Keila, à época residindo em Portugal, da dupla Wederson e Iolanda, dentre outros, a igreja foi entregue aos fiéis que passariam, a partir daquela data, a terem oportunidade para servirem a Deus em mais uma congregação, cujos cultos foram estabelecidos nas quintas e domingos, além das escolas Bíblicas dominicais, nos domingos, às 8h. A unidade fica na Av. Miguel Maura, 222.
Atualmente a congregação está sob a direção do pastor Élio Barros, que sucedeu o presbítero Ronaldo Rodrigues Alvarenga, empossado assim que o pastor Welerson foi transferido para a AD Ana Moura, templo de baixo.